BEBERIBE

Fundação: 05/07/1882

Emancipação Política: JULHO

Gentílico: BEBERIBENSE

Unidade Federatíva: CE

Mesoregião: NORTE CEARENSE

Microregião: CASCAVEL

Origem
Distrito criado, com a denominação de Beberibe, pela Lei Provincial n.º 2.051, de 24-11-1883, subordinado ao município de Cascavel.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 o distrito de Beberibe figura no município de Cascavel. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município, com a denominação de Cascavel, pela Lei Estadual n.º 1.153, de 22-11-1951, foi desmembrado de Cascavel. Sede no antigo distrito de Beberibe. Constituído de 5 distritos: Beberibe, Itapeim, Parajuru, Paripueira e Sucatinga, todos desmembrados de Cascavel. Instalado em 25-03-1955.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955 o município é constituído de 5 distritos: Beberibe, Itapeim, Parajuru, Paripueira e Sucatinga. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

A Lei Estadual n.º 6.439, de 21-07-1963, desmembra do município de Beberibe o distrito de Parajuru, elevado à categoria de município.

A Lei Estadual 6.457, 09-08-1863, desmembra do município de Beberibe o distrito Paripueira, elevado à categoria de município.

A Lei Estadual n.º 6.947, de 19-12-1963, desmembra do município de Beberibe o distrito de Itapeim, elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963 o município é constituído de 2 distritos: Beberibe e Sucatinga.

Pela Lei Estadual n.º 8.339, de 14-12-1965, Beberibe adquiriu os extintos municípios de Itapeim, Parajuru e Paripueira, como simples distritos.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968 o município é constituído de 5 distritos: Beberibe, Itapeim, Parajuru, Paripueira e Sucatinga. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Pela Lei Estadual n.º 11.384, de 18-12-1987, é criado o distrito de Serra do Félix e anexado ao município de Beberibe.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 6 distritos: Beberibe, Forquilha, Itapeim, Parajuru, Paripueira, Serra do Félix e Sucatinga. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Em divisão territorial datada de 2007, o município é constituído de 7 distritos: Beberibe, Forquilha, Itapeim, Parajuru, Paripueira, Serra do Félix e Sucatinga. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.

Beberibe é um município brasileiro do estado do Ceará, localizando-se na microrregião de Cascavel, mesorregião do Norte Cearense. Sua população estimada em 2017 era de 53.110 habitantes, segundo dados do IBGE.

É um município que atrai muitos turistas o ano inteiro especialmente pelas suas belas praias, dentre as quais se destacam a Praia de Morro Branco e a Praia das Fontes, nas quais se situa o Monumento Natural das Falésias de Beberibe.

História
A cidade de Beberibe está localizada nas terras das sesmarias concedidas ao Capitão Domingos Ferreira Chaves, Manuel Nogueira Cardoso, Sebastião Dias Freire e João Carvalho Nóbrega e pelo Capitão-Mor Tomaz Cabral de Olival, em 16 de agosto de 1691. Desses colonizadores quase nada se sabe informar a não ser que suas terras, povoadas de sítios e fazendas, seriam colonizadas mais tarde por outros adquirentes que neles se estabeleceram.

No inicio do século XIX, Baltazar Ferreira do Vale, residente no Riacho Fundo em Cascavel, e Pedro de Queiroz Lima, morador no sítio Mirador em Aquiraz, resolveram mudar de domicílio. Baltazar comprou o Sítio Lucas e Pedro de Queiroz Lima comprou o Sítio Bom Jardim.

Dessas duas famílias nasceram filhos que se casaram entre si e constituíram um verdadeiro patriarcado. O Sítio Lucas por oferecer melhores condições de povoamento, deu origem ao que seria mais tarde a cidade de Beberibe. As famílias Queiros, Ferreira e Facó, numerosas ainda hoje, ligaram-se aos Bessa, Peroba e Martins Dourado. A família Colaço só se estabeleceu em Beberibe um pouco mais tarde, se transformando em uma das maiores ramificações familiares do município, acompanhada pela família Facó e Moreira.

Cultura
O principal evento cultural é festa dos padroeiros: Jesus, Maria e José, e da co-padroeira Nossa Senhora do Carmo, que acontecem em dezembro e julho, respectivamente.Outro evento que se destaca é o Caju Nordeste, que é sediado em Beberibe. Além destes, ainda há a festa do município, que acontece no dia 5 de julho, e as semanas culturais em alguns colégios, como a Expocic (Exposição de Ciências e Cultura) no CVD (Colégio Vicente Dourado), e o FACEL no Colégio Ana Facó. O Município tem a Biblioteca Municipal Dido Facó,o Memorial de Beberibe, e o Teatro Raimundo Fagner. Existem grupos de teatro, dança e capoeira, estes podem ser encontrados no ABC Luiza Facó.


Festa do Bom Jesus dos Navegantes - Parajuru

Festa de Nossa Senhora da Penha - Sucatinga

Festa de São Francisco e Nossa Senhora da Penha - Paripueira

Festa de São Sebastião - Itapeim

Festa de São Pedro - Morro Branco - Sede

Divisão Política
De acordo com a Constituição de 1988, Beberibe está localizada em uma república federativa presidencialista. A forma de Estado foi inspirada no modelo estadunidense, no entanto, o sistema legal brasileiro segue a tradição romano-germânica do Direito positivo. O federalismo no Brasil é mais centralizado do que o federalismo estadunidense; os estados brasileiros têm menos autonomia do que os estados norte-americanos, especialmente quanto à criação de leis. A administração municipal se dá pelo poder executivo (Prefeitura de Beberibe) e pelo poder legislativo (Câmara Legislativa de Beberibe).

Curiosidades

Cidades irmãs
Cidades-irmãs é uma iniciativa que busca a integração entre a cidade e demais municípios nacionais e estrangeiros. A integração entre os municípios é firmada por meio de convênios de cooperação, que têm o objetivo de assegurar a manutenção da paz entre os povos, baseada na fraternidade, felicidade, amizade e respeito recíproco entre as nações. Oficialmente Beberibe não tem Cidades-irmãs, contudo o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-HABITAT) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)[13] reconhecem a parceria de Beberibe, em busca de cidades sociais e ambientalmente sustentáveis, com as seguintes localidades:

Marrocos Agadir, Souss-Massa-Draâ, Marrocos
Cuba Bayamo, Granma, Cuba
Burquina Fasso Bobo Dioulasso, Hauts-Bassins, Burkina Faso
Cuba Cienfuegos, Cienfuegos, Cuba
Equador Esmeraldas, Esmeraldas, Equador
China Guiyang, Guizhou, China
Cuba Holguín, Holguín, Cuba
Egito Ismaília, Ismaília, Egito
Quénia Kisumu, Nyanza, Quênia
Marrocos Meknès, Meknès-Tafilalet, Marrocos
Costa Rica San José, San José, Costa Rica
Cuba Santa Clara, Villa Clara, Cuba
Coreia do Sul Seogwipo, Jeju, Coreia do Sul
China Shenyang, Liaoning, China
Beberibe também tem parcerias de gestão ambiental e urbana com três municípios brasileiros[16]:

Pará Marabá, Pará
Alagoas Piranhas, Alagoas
Mato Grosso do Sul Ponta Porã, Mato Grosso do Sul

Dados de características geográficas

Área: 1.616,00

População estimada: 53000

Densidade: 31,00

Altitude: 11

Clima: TROPICAL ATLÂNTICO E TROPICAL SUBÚMIDO AS

Fuso Horário: UTC-3

Distância para a capital: 79,00

Licença ambiental por adesão e compromisso vinculadas ao município
Licença ambiental única vinculadas ao município
Outorgas de obra vinculadas ao município
Autorização de supressão de vegetação vinculadas ao município

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito